Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 8 de agosto de 2010

ferliz dia dos pais

0 comentários
Cremos em um só Deus, Pai Onipotente, Criador dos céus e da terra, e de todas as coisas visíveis e invisíveis (Credo Niceno)

Algumas pessoas entendem que nós chamamos Deus de Pai por causa da figura humana do nosso pai carnal. Isso é um engano. Antes, pelo contrário, nós chamamos nosso progenitor de pai apenas partindo da ideia originária do Deus único e Criador de todas as coisas. É somente por causa do nosso Pai Eterno que nós chamamos um ser humano, o nosso genitor, de pai.

Deus é o verdadeiro Pai de toda a humanidade. Isso é o que se pode constatar desde Adão e Eva. Para quem porventura achar que essa é uma posição muito singular deste articulista, pode verificar nas Sagradas Escrituras, conforme a genealogia do Senhor registrada no Evangelho de São Lucas 3.38: “Adão nasceu de Deus”. O Apóstolo São Paulo também entendia dessa forma: “Para nós existe um só Deus, o Pai, do qual tudo procede e para quem existimos” (1Co 8.6a). Ainda temos o Apóstolo sendo mais específico: “Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos” (Ef 4.6). Se isso ainda não bastasse, o Apóstolo São Pedro diz que nós “chamamos por Pai Àquele que não faz acepção entre as pessoas, mas que julga a cada um conforme as suas obras” (1Pe 1.17).

Muito bem. Agora todos nós precisamos atentar para a nossa grande e tremenda responsabilidade diante da origem desse substantivo grandioso: pai. Essa é uma figura que se originou no Deus santo e Criador de todas as coisas. Ele quis comunicar esse dom maravilhoso e nos deu a semente que pode transmitir e preservar a vida humana. Quando engendramos um filho ou uma filha precisamos ter a consciência de que Deus foi quem compartilhou conosco o inefável dom da vida. A rigor, nós não geramos a vida dos nossos filhos, mas comunicamos e transmitimos a eles a vida que recebemos, em escala, dos nossos ancestrais, mas que procedeu diretamente do nosso único Deus e Pai.
Dessa forma, nós que somos pais, estamos todos de parabéns. Já cumprimos com a nossa função de comunicadores da vida que recebemos de Deus. Tudo isso é grandioso demais para a nossa pequena compreensão humana, limitada pelo pecado, mas agradou a Deus que fosse dessa forma. Demos toda glória a Ele. Louve-o pela vida do seu pai e pela vida dos seus filhos e filhas, que Ele deu para você cuidar com amor, disciplina e carinho!

0 comentários:

Postar um comentário